Crianças que leem livros são mais felizes

By 27/01/2017Dica
23-01

Quantos livros você leu em 2016? Quantos pretende ler em 2017? E seu filho, tem lido bastante?

Muita gente no Brasil ainda não pegou o gosto pela leitura, e nós lamentamos por isso. Hoje, cerca de 50% da população brasileira – aproximadamente 100 milhões de pessoas – ainda não tem o hábito de ler livros, um dado alarmante. E como todos nós sabemos, as crianças se inspiram nos adultos para adquirir seu estilo de vida, e isso também acontece na leitura. Se os pais não incentivam seus filhos a lerem livros desde cedo, ou sentam com eles para lerem juntos, dificilmente a criança vai sentar por conta própria para ler.

As pesquisas também apontam que o brasileiro lê cerca de 5 livros por ano. Considerando que os livros infantis são bem menores e mais fáceis de se ler, isso seria como se uma criança lesse por apenas uma semana durante o ano todo, e isso não pode acontecer. Pensando nisso, separamos algumas verdades sobre a leitura e te propomos o desafio de apresentar o mundo da literatura para os seus filhos. O resultado vai ser incrível!

 

Ler prepara a criança para o futuro

Para o caso de crianças na fase dos três a quatro anos, antes da pré-escola, o contato com livros faz toda a diferença quando elas encaram os desafios que as atividades escolares oferecem. Alguns estudos apontam que as crianças que tem contato com a leitura, ou só os livros em si, acompanhados de uma narração dos pais, desenvolvem uma melhor capacidade de aprendizado nos diferentes assuntos escolares. Além disso, a leitura e a contação de histórias dão à criança uma melhor habilidade de comunicação, já que o contato com diferentes tipos de linguagem as leva a ter novas experiências, descobrir novas maneiras de se expressar.

 

A capacidade de criar aumenta com a leitura

Os livros são excelentes maneiras de se expandir a criatividade, já que nos induzem a imaginar as cenas retratadas nas histórias da nossa própria maneira, pondo nossa imaginação em prática. Essa fantasia faz com que a criança ganhe um repertório muito grande de ideias próprias, aumentando sua criatividade.

 

Conhecer o mundo e quem vive nele

Página a página, cada frase é um novo aprendizado e cada livro traz um diferente ensinamento sobre a vida, sobre diferentes culturas, costumes, histórias e assim por diante. Além disso, as crianças aprendem, por meio da leitura, a se colocar no lugar do outro quando leem uma história, já que nossa imaginação nos faz viver o próprio personagem conforme lemos. Isso as prepara para enfrentar os desafios do dia a dia e saber respeitar os problemas dos outros com base naquilo que leram numa determinada obra.

Segundo o Ministério da Educação, a leitura: desenvolve o repertório, liga o senso crítico, amplia nosso conhecimento e vocabulário, estimula a criatividade, emociona e causa impacto, muda sua vida e facilita a escrita.

Se seu filho não tem o hábito de ler e você quer melhorar isso, veja a seguir alguns títulos que a KidStok recomenda!

Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado – uma linda menina de fita no cabelo desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha como ela. Mas antes precisa descobrir o segredo de como ter aquela cor.

Flávia e o Bolo de Chocolate, de Miriam Leitão – Rita sonhava em ter um filho, mas não conseguia engravidar. Até que achou a solução: adotar uma criança. Foi assim que ela, branquinha, se tornou mãe de Flávia, de pele marronzinha. O livro fala de adoção e de diversidade com delicadeza.

Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha – situações do cotidiano ganham encanto nas palavras de Ruth Rocha, que inova a maneira de contar histórias. Os personagens dos três contos deste livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; Caloca compreende a importância da amizade.

A KidStok espera que você se identifique com este texto e motive seu filho a ler mais! Não se esqueça, as crianças precisam do seu apoio para adquirirem o gosto e o hábito da leitura. Tire um pouquinho do seu tempo, faça companhia para os pequenos, invista mais na compra de livros ou busque uma biblioteca próxima de sua casa e faça o mundo do seu filho crescer além do que os seus olhos são capazes de ver. Boa sorte!