Como fazer férias mais divertidas para as crianças

By 17/01/2017Dica
Arte_Textos_Kidstok_Blog

Não é todo mundo que tem condições de fazer viagens durante todas as férias, né? Não só pelo dinheiro, mas também pelo tempo: os pais trabalham, muitos não têm férias de fim de ano, fica complicado organizar um programa mais longo para toda a família. E também, por mais que as crianças se entretenham com os amigos do bairro, é sempre bom ter uma novidade para oferecer a elas.

 

Faça uma sessão-pipoca!

Janeiro é um mês muito chuvoso na maior parte do Brasil, e o clima úmido é ótimo para relaxar na companhia de um bom filme, pipoca e outras guloseimas. Por que não organizar uma sessão de cinema na sua própria casa? Se você tiver contratado algum serviço de streaming de vídeo, como o Netflix, é só mostrar a lista de opções para as crianças e deixar que elas escolham o que vão assistir! Mesmo porque é muito importante ouvir a opinião dos pequenos, em todo tipo de situação. Você pode ajudá-los nas escolhas, mas dê a eles a liberdade de escolher o que querem e apoie-os – quando for conveniente – nas decisões!

Estimule a criatividade das crianças!

Tanto para os adultos quanto para as crianças, sair do tédio pode ser uma tarefa difícil, mas nem sempre impossível. Contudo, os pais têm que estar preparados para lidar com o desafio de entreter seus filhos, já que crianças entediadas acabam se desmotivando, o que pode ser ruim para muitas coisas. Uma opção viável é estimular as crianças a fazerem atividades em casa, como cozinhar junto com você ou ainda te ajudar a pintar um móvel, uma porta ou janela. A culinária com crianças é muito divertida, e a pintura também. Além dessas atividades, vocês também podem fazer uma horta juntos, ou organizar uma estante de livros, aproveitando para separar aqueles que podem ser interessantes para se ler durante as férias. Faça com que seus filhos se sintam motivados ao cooperar com você, e isso não vai só tirá-los do tédio, mas também ensiná-los coisas que serão úteis lá na frente.

Procure atividades em sua cidade

Nem sempre as opções de lazer estão em shoppings ou parques de diversão; é possível encontrar o que se fazer nas férias com seus filhos em outros espaços, como é o caso das unidades do SESC, espalhadas por quase todo o Brasil, ou ainda clubes, parques públicos e outros espaços que oferecem atividades recreativas. O site Catraca Livre oferece uma agenda cultural para as principais capitais do Brasil, onde é possível saber mais sobre o que vai acontecer na sua região nos próximos dias e/ou meses. Vale a pena conferir! E ter a mente aberta também é importante: não é só o que você conhece que é bacana, por isso é sempre bom estar de olho em novidades e experimentar com seus pequenos.

 

A gente sabe que o cenário do Brasil não tem sido dos melhores, financeiramente. Não é todo mundo que pode fazer longas viagens agora, e nem todos podem gastar com passeios todos os dias. Nós esperamos que este post te ajude a encontrar outras saídas para divertir seus filhos nesse mês de janeiro e quem sabe nas próximas temporadas de férias, também! Afinal, o que vivemos na infância fica fortemente guardado em nossas memórias. Que tal fazer com que as memórias dos seus filhos rendam boas histórias lá na frente?